top of page

A proporção de albumina e creatinina na urina indica risco de artrite reumatoide

Risco de mortalidade por todas as causas aumentou em pacientes com AR e microalbuminúria

Homem idoso com dores

Para pacientes com artrite reumatoide (AR), a relação albumina/creatinina na urina (RCA) é um fator de risco independente que indica o prognóstico, de acordo com um estudo publicado on-line em 18 de setembro na Frontiers in Immunology .


Zexuan Bin, do The Second Hospital of Shanxi Medical University em Taiyuan, China, e colegas usaram dados de 2009 a 2018 da National Health and Nutrition Examination Survey para examinar se o ACR é um fator de risco independente que influencia o prognóstico em pacientes com AR. A probabilidade de sobrevivência cumulativa de pacientes com AR com excreção urinária de albumina diferente foi comparada.


Os pesquisadores descobriram que pacientes com AR com microalbuminúria tiveram um aumento significativo na mortalidade por todas as causas no modelo de regressão de Cox ajustado com covariáveis ​​(razão de risco, 1,53) e um aumento não significativo na mortalidade por doença cardiovascular. ACR ≥300 mg/g foi associado ao aumento da mortalidade por todas as causas e doença cardiovascular (razões de risco, 2,62 e 5,67, respectivamente).


Uma correlação não linear entre ACR e mortalidade por todas as causas foi observada em pacientes com AR com microalbuminúria em uma análise de spline cúbica restrita. A mortalidade por doença cardiovascular foi maior em pacientes com AR com microalbuminúria que eram mulheres; tinham outra etnia; e tinham taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) ≥60 mL/min/1,73 m 2 , hipertensão ou hiperlipidemia.


O ACR proporcionou melhor eficácia prognóstica do que o eTFG, com valores mais altos de área sob a curva para mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares (0,683 e 0,681, respectivamente).


"O ACR estava intimamente relacionado ao prognóstico de pacientes com AR e poderia ser considerado um indicador sensível e independente para os médicos preverem a mortalidade, especialmente a mortalidade por doença cardiovascular, no processo de diagnóstico e tratamento", escrevem os autores.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page