top of page

Algoritmos de gerenciamento de vias aéreas difíceis: uma revisão direcionada



Resumo: O objetivo principal deste estudo foi identificar, descrever e comparar o conteúdo dos algoritmos existentes de gerenciamento de vias aéreas difíceis. Em segundo lugar, objetivamos descrever a literatura relatando a implementação desses algoritmos. Uma busca direta em três bancos de dados (MEDLINE, Embase e Scopus) foi realizada. Todos os artigos foram selecionados quanto à relevância para os objetivos da pesquisa e de acordo com critérios de exclusão pré-determinados. Identificamos 38 algoritmos de gerenciamento de vias aéreas publicados. Nossos resultados mostram que a maioria das máscaras faciais emprega um processo de quatro etapas, representado por um fluxograma, com progressão da intubação traqueal, ventilação com máscara facial e uso de dispositivo supraglótico para vias aéreas, para um resgate de via aérea cirúrgica de emergência. Os algoritmos identificados são extremamente semelhantes, mas muitos usam terminologias diferentes. A frequência da publicação do algoritmo aumentou recentemente, mas a adesão e os dados de resultados de implementação permanecem limitados. Nossos resultados destacam a falta de um algoritmo único que seja universalmente endossado, reconhecido e aplicável a todas as situações de manejo de vias aéreas difíceis.


Palavras-chave: manejo das vias aéreas; pesquisa das vias aéreas; algoritmo de vias aéreas difíceis; diretrizes; fatores humanos.


Edelman DA, Perkins EJ, Brewster DJ. Difficult airway management algorithms: a directed review. Anaesthesia. 2019 Sep;74(9):1175-1185. doi: 10.1111/anae.14779. Epub 2019 Jul 21. PMID: 31328259.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page