top of page

Análise preditiva com base em características de imagem com 3D FIESTA aprimorado com contraste em 3T



Justificativa e objetivo: A avaliação pré - operatória da consistência do tumor macroadenoma hipofisário é importante para a neurocirurgia. Assim, nosso objetivo foi avaliar retrospectivamente o papel do FIESTA com contraste na previsão da consistência do tumor de macroadenomas hipofisários.

Materiais e métodos: Vinte e nove pacientes com macroadenomas hipofisários foram submetidos a sequências de imagem de RM convencionais e FIESTA com contraste antes da cirurgia. Dois neurorradiologistas avaliaram o FIESTA com contraste, T1WI com contraste e T2WI. Com base nos achados cirúrgicos, os macroadenomas foram classificados pelos neurocirurgiões como moles ou duros. Finalmente, os testes de probabilidade exata de Fisher e os testes t não pareados foram usados ​​para comparar as previsões com base nos achados da imagem de RM com a consistência do tumor, conteúdo de colágeno e tamanho do tumor pós-operatório.


Resultados: Os 29 macroadenomas hipofisários foram classificados como sólidos ou em mosaico. O tipo sólido foi caracterizado por um padrão homogêneo de intensidade do sinal tumoral sem pontos hiperintensos intratumorais, enquanto o tipo mosaico foi caracterizado por muitos pontos hiperintensos intratumorais em cada imagem de RM. As análises estatísticas revelaram uma correlação significativa entre a consistência do tumor e os achados do FIESTA com contraste. A sensibilidade e especificidade foram maiores para FIESTA com contraste (1,00 e 0,88-0,92, respectivamente) do que para T1WI com contraste (0,80 e 0,25-0,33, respectivamente) e T2WI (0,60 e 0,38-0,54, respectivamente). Em comparação com os adenomas do tipo mosaico, os adenomas do tipo sólido tendem a ter uma consistência tumoral dura, bem como um conteúdo de colágeno significativamente mais alto e um tamanho tumoral pós-operatório menor.


Conclusões: O FIESTA com contraste pode fornecer informações pré-operatórias sobre a consistência dos macroadenomas que parecem estar relacionadas ao conteúdo de colágeno do tumor.


Yamamoto J, Kakeda S, Shimajiri S, Takahashi M, Watanabe K, Kai Y, Moriya J, Korogi Y, Nishizawa S. Tumor consistency of pituitary macroadenomas: predictive analysis on the basis of imaging features with contrast-enhanced 3D FIESTA at 3T. AJNR Am J Neuroradiol. 2014 Feb;35(2):297-303. doi: 10.3174/ajnr.A3667. Epub 2013 Aug 8. PMID: 23928139.


7 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page