top of page

Avaliação do dímero D no diagnóstico de suspeita de trombose venosa profunda



Introdução: Várias estratégias de diagnóstico usando ultrassonografia, medição de dímero-D e avaliação da probabilidade clínica de doença se mostraram seguras em pacientes com suspeita de trombose venosa profunda, mas não foram comparadas em ensaios randomizados.


Métodos: Pacientes ambulatoriais com suspeita de trombose venosa profunda de membros inferiores eram potencialmente elegíveis. Usando um modelo clínico, os médicos avaliaram os pacientes e os categorizaram como prováveis ​​ou improváveis ​​de apresentar trombose venosa profunda. Os pacientes foram então aleatoriamente designados para se submeterem apenas a imagens de ultrassom (grupo de controle) ou a testes de dímero D (grupo de dímero D) seguido por imagens de ultrassom, a menos que o teste de dímero D fosse negativo e o paciente fosse considerado clinicamente improvável de ter profundas -trombose venosa, caso em que a ultrassonografia não foi realizada.


Resultados: Quinhentos e trinta pacientes foram aleatoriamente designados para o grupo controle, e 566 para o grupo D-dímero. A prevalência geral de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar foi de 15,7 por cento. Entre os pacientes para os quais a trombose venosa profunda foi descartada pela estratégia diagnóstica inicial, houve dois eventos tromboembólicos venosos confirmados no grupo de dímero D (0,4 por cento; intervalo de confiança de 95 por cento, 0,05 a 1,5 por cento) e seis eventos no grupo controle (1,4 por cento; intervalo de confiança de 95 por cento, 0,5 a 2,9 por cento; P = 0,16) durante três meses de acompanhamento. O uso do teste de dímero D resultou em uma redução significativa no uso de ultrassonografia, de uma média de 1,34 testes por paciente no grupo controle para 0,78 no grupo de dímero D (P = 0,008).


Conclusões: A trombose venosa profunda pode ser descartada em um paciente considerado clinicamente improvável de ter trombose venosa profunda e que tem um teste de dímero-D negativo. O teste de ultrassom pode ser omitido com segurança em tais pacientes.


Wells PS, Anderson DR, Rodger M, Forgie M, Kearon C, Dreyer J, Kovacs G, Mitchell M, Lewandowski B, Kovacs MJ. Evaluation of D-dimer in the diagnosis of suspected deep-vein thrombosis. N Engl J Med. 2003 Sep 25;349(13):1227-35. doi: 10.1056/NEJMoa023153. PMID: 14507948.


5 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page