Objetivos: Neste estudo, os autores usaram perfis de biomarcadores para caracterizar as diferenças entre pacientes com insuficiência cardíaca aguda com fração de ejeção de médio porte (HFmrEF) e compará-los com pacientes com (insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida [ICF]) e preservada (insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada [HFpEF]) fração de ejeção.
Antecedentes: Dados limitados estão disponíveis sobre perfis de biomarcadores em HFmrEF aguda.
Métodos: Um painel de 37 biomarcadores de diferentes domínios fisiopatológicos (por exemplo, estiramento miocárdico, inflamação, angiogênese, estresse oxidativo, hematopoiese) foi medido na admissão e após 24 horas em 843 pacientes com insuficiência cardíaca aguda do estudo PROTECT. HFpEF foi definida como fração de ejeção do ventrículo esquerdo (LVEF) de ≥50% (n = 108), HFrEF como LVEF de <40% (n = 607) e HFmrEF como LVEF de 40% a 49% (n = 128). Resultados: Os níveis de hemoglobina e peptídeo natriurético cerebral (300 pg / ml [HFpEF]; 397 pg / ml [HFmrEF]; 521 pg / ml [HFrEF]; tendência de p <0,001) mostraram uma tendência de aumento com diminuição da FEVE. A análise da rede mostrou que em HFrEF as interações entre biomarcadores estavam principalmente relacionadas ao estiramento cardíaco, enquanto que em HFpEF, as interações de biomarcadores estavam principalmente relacionadas à inflamação. No HFmrEF, as interações dos biomarcadores foram relacionadas à inflamação e ao estiramento cardíaco. Em HFpEF e HFmrEF (mas não em HFrEF), marcadores de remodelação na admissão e mudanças nos níveis de marcadores inflamatórios nas primeiras 24 horas foram preditivos para mortalidade por todas as causas e reinternação em 60 dias (p <0,05).
Conclusões: Os perfis de biomarcadores em pacientes com ICFr aguda estiveram principalmente relacionados ao estiramento cardíaco e na ICFEP relacionada à inflamação. Pacientes com HFmrEF mostraram um perfil de biomarcador intermediário com interações de biomarcadores entre o estiramento cardíaco e os marcadores de inflamação. (PROTECT-1: Um estudo do antagonista seletivo do receptor de adenosina A1 KW-3902 para pacientes hospitalizados com IC aguda e sobrecarga de volume para avaliar o efeito do tratamento na congestão e na função renal; NCT00328692 ).
Tromp J, Khan MAF, Mentz RJ, O'Connor CM, Metra M, Dittrich HC, Ponikowski P, Teerlink JR, Cotter G, Davison B, Cleland JGF, Givertz MM, Bloomfield DM, Van Veldhuisen DJ, Hillege HL, Voors AA, van der Meer P. Biomarker Profiles of Acute Heart Failure Patients With a Mid-Range Ejection Fraction. JACC Heart Fail. 2017 Jul;5(7):507-517. doi: 10.1016/j.jchf.2017.04.007. Epub 2017 Jun 14. PMID: 28624483.