Abstrato
As complicações tradicionais do diabetes mellitus são bem conhecidas e continuam a representar um fardo considerável para milhões de pessoas que vivem com diabetes mellitus. No entanto, os avanços no manejo do diabetes mellitus e, conseqüentemente, o aumento da expectativa de vida, resultaram no surgimento de evidências da existência de um conjunto diferente de complicações menos reconhecidas do diabetes mellitus.
Com o declínio da mortalidade por doenças vasculares, que antes representavam mais de 50% das mortes entre pessoas com diabetes mellitus, o câncer e a demência agora representam as principais causas de morte em pessoas com diabetes mellitus em alguns países ou regiões. Além disso, estudos demonstraram ligações notáveis entre diabetes mellitus e uma ampla gama de comorbidades, incluindo declínio cognitivo, incapacidade funcional, transtornos afetivos, apnéia obstrutiva do sono e doença hepática, e refinaram nossa compreensão da associação entre diabetes mellitus e infecção.
No entanto, nenhuma revisão publicada atualmente sintetiza essas evidências para fornecer uma discussão aprofundada sobre a carga e os riscos dessas complicações emergentes. Esta revisão resume informações de revisões sistemáticas e grandes estudos de coorte sobre complicações emergentes de diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 para identificar e quantificar associações, destacar lacunas e discrepâncias nas evidências e considerar implicações para o tratamento futuro do diabetes mellitus.