Benefícios observados em resultados antropométricos, metabólicos, de biomarcadores e psiquiátricos
Um tratamento dietético cetogênico adjuvante pode melhorar os resultados para indivíduos com doenças mentais graves e anormalidades metabólicas existentes, de acordo com um estudo piloto publicado online em 27 de março na Psychiatry Research .
Shebani Sethi, MD, da Stanford Medicine, na Califórnia, e colegas investigaram os efeitos de uma dieta cetogênica de quatro meses em indivíduos com esquizofrenia ou transtorno bipolar com anormalidades metabólicas existentes. A análise incluiu 23 participantes em um único braço.
Os pesquisadores encontraram melhorias na saúde metabólica, sem que nenhum participante atendesse aos critérios de síndrome metabólica até a conclusão do estudo. Houve reduções significativas no peso (12 por cento), índice de massa corporal (12 por cento), circunferência da cintura (13 por cento) e tecido adiposo visceral (36 por cento) entre os indivíduos aderentes. Houve também melhorias nos biomarcadores, incluindo uma diminuição de 27% na avaliação do modelo homeostático para resistência à insulina e uma queda de 25% nos níveis de triglicerídeos.
Os participantes com esquizofrenia mostraram uma redução de 32% nas pontuações da Escala Breve de Avaliação Psiquiátrica. Além disso, a gravidade geral da Impressão Clínica Global (CGI) melhorou em média 31 por cento e a proporção de participantes que começaram com sintomatologia elevada melhorou pelo menos 1 ponto no CGI (79 por cento). Os participantes relataram aumento da satisfação com a vida (17%) e melhor qualidade do sono (19%).
“A dieta cetogênica provou ser eficaz para crises epilépticas resistentes ao tratamento, reduzindo a excitabilidade dos neurônios no cérebro”, disse Sethi em comunicado. “Achamos que valeria a pena explorar este tratamento em condições psiquiátricas”.
O que é dieta cetogênica
A dieta cetogênica é um plano alimentar adotado para estimular a cetose, um processo metabólico que acontece no corpo quando os níveis de glicose (nossa principal fonte de energia) estão baixos.
Sem glicose suficiente, o organismo passa a produzir corpos cetônicos para utilizá-los como combustível. Essas substâncias vêm das células de gordura, que são destruídas e transformadas em corpos cetônicos pelo fígado.
Para ativar esse mecanismo, a dieta cetogênica propõe uma alimentação rica em gorduras e com baixo teor de carboidratos.