Diretrizes para a farmacoterapia da esquizofrenia em adultos
- Caroline Pessamiglio
- 6 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

Objetivo: As presentes diretrizes abordam a farmacoterapia da esquizofrenia em adultos em diferentes estágios, fases e domínios de sintomas.
Método: As diretrizes foram desenvolvidas usando o processo ADAPTE, que tira proveito das diretrizes existentes. Seis diretrizes foram identificadas para adaptação, com recomendações extraídas de cada uma. Para aqueles específicos para a farmacoterapia da esquizofrenia em adultos, um grupo de trabalho selecionou entre diretrizes e recomendações para criar uma diretriz adaptada.
Resultados: As recomendações podem ser categorizadas em 6 áreas que incluem 1) primeiro episódio de esquizofrenia, 2) exacerbação aguda, 3) prevenção de recaída e tratamento de manutenção, 4) esquizofrenia resistente ao tratamento, 5) esquizofrenia resistente à clozapina e 6) sintoma específico domínios. Para cada categoria, as recomendações são feitas com base nas evidências disponíveis, que são discutidas e vinculadas a outras diretrizes estabelecidas. Conclusões: Na maioria dos casos, são feitas recomendações baseadas em evidências que podem ser usadas para orientar o tratamento clínico atual e a tomada de decisões. Notavelmente, no entanto, há uma escassez de evidências estabelecidas para orientar a tomada de decisão do tratamento no caso de esquizofrenia resistente à clozapina, uma subamostra que representa uma proporção considerável daqueles com esquizofrenia.
Remington G, Addington D, Honer W, Ismail Z, Raedler T, Teehan M. Guidelines for the Pharmacotherapy of Schizophrenia in Adults. Can J Psychiatry. 2017 Sep;62(9):604-616. doi: 10.1177/0706743717720448. Epub 2017 Jul 13. PMID: 28703015; PMCID: PMC5593252.
Commenti