top of page

Doença diverticular: uma revisão sobre fisiopatologia e evidências recentes



Resumo: A doença diverticular é uma condição comum em todo o mundo, especialmente nos países ocidentais. Diverticulite, doença diverticular não complicada sintomática e colite segmentar associada a divertículos constituem doença diverticular.


Embora a maioria dos pacientes com divertículos sejam assintomáticos, cerca de 25% dos pacientes apresentarão sintomas, enquanto 5% dos pacientes terão um episódio de diverticulite aguda. A prevalência aumenta com a idade, com mais de uma teoria sendo apresentada para explicar sua patogênese.


O aprisionamento das fezes nos divertículos resulta em dano à mucosa do cólon e edema, proliferação bacteriana e acúmulo de toxinas levando à perfuração. Esse mecanismo pode explicar a diverticulite em pacientes idosos com múltiplos divertículos maiores. O dano isquêmico pode ser a causa de diverticulite aguda em pacientes mais jovens com divertículos esparsos, onde contrações musculares mais frequentes e fortes em resposta a estímulos colônicos obstruem a vasculatura levando à isquemia e microperfuração.


A inflamação crônica ativa do cólon na presença de doença diverticular é denominada colite segmentar associada à diverticulose. Sua fisiopatologia ainda é indeterminada, mas em conjunto com o quadro clínico pode mimetizar a Doença Inflamatória Intestinal. O tratamento inclui uma dieta rica em fibras juntamente com antibióticos e / ou salicilatos com cirurgia em casos graves.


As indicações para cirurgia eletiva na doença diverticular mudaram nas últimas décadas, pois isso pode não sugerir uma redução na morbimortalidade. Profilaxia com probióticos, laxantes, anti- espasmóticos, drogas anticolinérgicas e salicilatos estão no centro dos estudos recentes.


Os estudos também estão desafiando fatos anteriormente acreditados em relação às fibras dietéticas, nozes e sementes, ao mesmo tempo em que enfatizam o efeito do estilo de vida saudável e do fumo no aumento da incidência de DD.



Palavras-chave: Diverticular disease; Diverticulite; Isquemia; Profilaxia; SCAD; Colite segmentar associada a divertículos; Cirurgia; Trauma; dieta.


Piscopo N, Ellul P. Diverticular Disease: A Review on Pathophysiology and Recent Evidence. Ulster Med J. 2020 Sep;89(2):83-88. Epub 2020 Oct 21. PMID: 33093692; PMCID: PMC7576390.




23 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page