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Uso de modelos 3D da tetralogia de Fallot para educação médica



Antecedentes: A doença cardíaca congênita (CHD) é o defeito congênito humano mais comum, e os médicos precisam entender a anatomia para cuidar eficazmente de pacientes com CHD. No entanto, os métodos de exibição bidimensional (2D) padrão não transportam adequadamente as informações espaciais críticas para refletir a anatomia do CHD. Modelos tridimensionais (3D) podem ser úteis para melhorar a compreensão da DCC, sem exigir o domínio de imagens cardíacas. O estudo teve como objetivo avaliar o impacto dos modelos 3D sobre como os residentes pediátricos entendem e aprendem sobre a tetralogia de Fallot após uma sessão de ensino.


Métodos: residentes de pediatria em rodízio em cardiologia de internação foram recrutados. As sessões foram randomizadas em desenhos convencionais 2D de tetralogia de Fallot ou modelos físicos 3D impressos a partir de conjuntos de dados de imagens cardíacas 3D (RM cardíaca, TC e ecocardiograma 3D). A aquisição de conhecimento foi medida comparando as pontuações dos testes de conhecimento pré e pós-sessão. A satisfação do aluno e as avaliações de autoeficácia foram medidas com questionários preenchidos pelos residentes após as sessões de ensino. As comparações entre as pontuações dos testes, a satisfação do aluno e os questionários de autoeficácia para os dois grupos foram avaliadas com o teste t pareado.


Resultados: Trinta e cinco residentes pediátricos inscritos no estudo, sem diferenças significativas nas características de fundo, incluindo exposição clínica anterior à tetralogia de Fallot. O grupo de imagem 2D (n = 17) e o grupo de modelo 3D (n = 18) demonstraram aquisição de conhecimento semelhante nas pontuações pós-teste. Os residentes que aprenderam com modelos 3D deram uma pontuação composta de satisfação do aluno mais alta (P = 0,03). O grupo do modelo 3D também teve pontuações agregadas de autoeficácia mais altas, mas a diferença não foi estatisticamente significativa (P = 0,39).


Conclusão: Os modelos físicos 3D melhoram a educação dos residentes em torno do tópico da tetralogia de Fallot, melhorando a satisfação do aluno. Estudos futuros devem examinar o impacto de modelos mais complexos e elaborados no ensino de CHD.


Loke YH, Harahsheh AS, Krieger A, Olivieri LJ. Usage of 3D models of tetralogy of Fallot for medical education: impact on learning congenital heart disease. BMC Med Educ. 2017 Mar 11;17(1):54. doi: 10.1186/s12909-017-0889-0. PMID: 28284205; PMCID: PMC5346255.

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