Introdução: Os dermatófitos são os agentes mais frequentemente implicados na onicomicose das unhas dos pés e a terbinafina oral tem apresentado as melhores taxas de cura para essa condição. A farmacocinética da terbinafina favorece sua eficácia na dosagem de pulso.
Objetivos: Comparar a eficácia da terbinafina em esquemas de dosagem contínua e pulsada no tratamento da dermatofitose das unhas.
Métodos: Setenta e seis pacientes de hidróxido de potássio (KOH) e onicomicose de unha dermatófita positiva com cultura foram alocados aleatoriamente em dois grupos de tratamento recebendo 250 mg de terbinafina por dia por 12 semanas ou 3 pulsos de terbinafina (cada um de 500 mg por dia por uma semana) repetido a cada 4 semanas. Os pacientes foram acompanhados em 4, 8 e 12 semanas durante o tratamento e pós-tratamento em 24 semanas. Em cada visita, uma montagem de KOH e cultura foram realizadas. Em cada paciente, a melhora em uma haste-alvo foi avaliada por meio de um escore clínico; pontuações totais para todas as unhas e avaliações globais por médico e paciente também foram registradas. As taxas de cura micológica, clínica e completa, a eficácia clínica e as taxas de falha do tratamento foram então comparadas.
Resultados: Os declínios nas pontuações ungueais e totais desde o início foram significativos em cada visita de acompanhamento em ambos os grupos de tratamento. No entanto, a diferença entre os grupos foi estatisticamente insignificante. O mesmo se aplica aos índices de avaliação global, eficácia clínica, bem como taxas de cura clínica, micológica e completa. Limitações: O curto seguimento em nosso estudo pode ter levado ao registro de taxas de cura mais baixas.
Conclusão: A terbinafina em dosagem pulsada é tão eficaz quanto a dosagem contínua no tratamento da onicomicose da unha dermatófita.
Yadav P, Singal A, Pandhi D, Das S. Comparative efficacy of continuous and pulse dose terbinafine regimes in toenail dermatophytosis: A randomized double-blind trial. Indian J Dermatol Venereol Leprol. 2015 Jul-Aug;81(4):363-9. doi: 10.4103/0378-6323.158634. PMID: 26087080.