top of page

Endometriose associada a maiores riscos cardíacos em mulheres


Endometriose associada a maiores riscos cardíacos

A endometriose pode ser uma condição dolorosa e debilitante para muitas mulheres, mas uma nova pesquisa sugere consequências ainda mais sérias: maiores chances de ataques cardíacos ou derrames.


A endometriose ocorre quando o tecido uterino que normalmente cresce no interior do órgão cresce fora dele. Cistos, tecido cicatricial e outras condições podem se infiltrar em órgãos próximos, resultando em dor e problemas de fertilidade, de acordo com a Mayo Clinic .


O novo estudo dinamarquês foi liderado pela   Dra. Eva Havers-Borgersen , do Rigshospitalet Copenhagen University Hospital, em Copenhagen. Sua equipe apresentou suas descobertas na quinta-feira em Londres, na reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia.


"Uma em cada três mulheres morre de doença cardiovascular e uma em cada 10 mulheres sofre de endometriose ", ela disse em um comunicado de imprensa da reunião. "Nossos resultados sugerem que pode ser hora de considerar rotineiramente o risco de doença cardiovascular em mulheres com endometriose."


O estudo analisou informações de um banco de dados dinamarquês que identificou casos de endometriose entre mais de 60.000 mulheres entre 1977 e 2021.


A equipe então comparou as taxas de ataque cardíaco e derrame para essas mulheres com as taxas entre mais de 242.000 mulheres sem endometriose, pareadas por idade. A saúde das mulheres foi acompanhada por uma média de 16 anos.


Mulheres com endometriose tiveram 35% mais chances de sofrer um ataque cardíaco e 20% mais risco de sofrer um derrame isquêmico (causado por um coágulo), em comparação com mulheres sem a doença, segundo o estudo.


A endometriose também pareceu aumentar as chances de arritmia cardíaca em 21% e de insuficiência cardíaca em 11%, descobriu a equipe dinamarquesa.


"Esses resultados fornecem mais evidências de que fatores de risco específicos para mulheres e doenças cardiovasculares em mulheres precisam de maior atenção", disse Havers-Borgersen. "Sugerimos que mulheres com endometriose passem por avaliação de risco de doença cardiovascular, e agora é hora de fatores de risco específicos para mulheres — como endometriose, mas também diabetes gestacional e pré-eclâmpsia — serem considerados em modelos de predição de risco cardiovascular."


Como essas descobertas foram apresentadas em uma reunião médica, elas devem ser consideradas preliminares até serem publicadas em um periódico revisado por pares.


Mais informações


Saiba mais sobre endometriose na Johns Hopkins Medicine .

FONTE: Sociedade Europeia de Cardiologia, comunicado à imprensa, 29 de agosto de 2024

6 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page