A leucemia é uma neoplasia hematológica com manifestações cutâneas comuns, incluindo alterações cutâneas inespecíficas e específicas. 1 As alterações cutâneas inespecíficas são inflamatórias ou relacionadas à falência da medula óssea, enquanto as alterações cutâneas específicas são a extensão direta da leucemia para a pele, denominada leucemia cutânea (LC). 1 Alterações inespecíficas são comuns, ocorrendo em 30% a 40% dos pacientes, enquanto a CL ocorre em 4% dos pacientes com leucemia mielóide aguda e menos frequentemente na leucemia mielóide crônica. 1 A CL é rara na leucemia mielomonocítica crônica (LMMC), uma neoplasia mielóide com características tanto da síndrome mielodisplásica quanto da neoplasia mieloproliferativa. 2 , 3
A eritrodermia, ou dermatite esfoliativa generalizada, caracteriza-se por eritema e escamas envolvendo mais de 90% da superfície corporal. 4 As causas comuns incluem dermatoses subjacentes, reações a medicamentos ou malignidade. 4 A identificação e o tratamento rápidos, incluindo a abordagem da causa subjacente, são essenciais, pois as anormalidades metabólicas associadas podem ser fatais. Aqui apresentamos um caso de eritrodermia em paciente com LMMC compatível com LC. O consentimento informado foi obtido.
Palavras-chave: CMML; CMML, leucemia mielomonocítica crônica; LC, leucemia cutânea; MPO, mieloperoxidase; leucemia mielomonocítica crônica; eritrodermia; dermatite esfoliativa; leucemia; leucemia cutânea.