top of page

N-acetilcisteína melhora o estresse oxidativo e a resposta inflamatória em pacientes com PAC



A N-acetilcisteína melhora o estresse oxidativo e a resposta inflamatória em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade: um ensaio clínico randomizado

O estresse oxidativo é considerado parte do mecanismo patogênico da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) e está intimamente ligado à inflamação. Espera-se que a atenuação do estresse oxidativo reduza o dano pulmonar. Descobriu-se que os antioxidantes são eficazes no alívio de lesões pulmonares e na proteção contra danos em outros órgãos. O objetivo do estudo foi comparar o efeito da adição de N- acetilcisteína (NAC) ao tratamento convencional versus o tratamento convencional no estresse oxidativo, fatores inflamatórios, e alterações radiológicas em pacientes com PAC. Pacientes com PAC elegíveis no Hospital Municipal de Weihai foram estratificados e aleatoriamente designados para o grupo NAC ou grupo não-NAC entre agosto de 2016 e março de 2017. O grupo NAC recebeu tratamento convencional para pneumonia e NAC (1200 mg / d ) O grupo Thenon-NAC recebeu terapia convencional. Malondialdeído (MDA), superóxido dismutase (SOD), capacidade antioxidante total (TAOC), fator de necrose tumoral-α (TNF-α) e imagens de tomografia computadorizada (TC) foram avaliadas no início e após o tratamento. Os indicadores de desfecho primários foram as mudanças nos parâmetros de estresse oxidativo (MDA, TAOC, SOD) e TNF-α após o tratamento no grupo NAC em comparação com aqueles no grupo não NAC. O indicador de desfecho secundário foi qualquer diferença nos escores de CT após o tratamento no grupo NAC em comparação com o grupo não NAC. Os níveis basais de MDA, TAOC, SOD e TNF-α foram semelhantes entre os 2 grupos antes do tratamento. Os níveis plasmáticos de MDA e TNF-α diminuíram mais (P <0,05 MDA: p 0,004, TNF-α: p <0,001) no grupo NAC do que no grupo não NAC, e houve um aumento confiável no conteúdo de TAOC (p 0,005). Não houve diferença significativa no aumento da atividade plasmática de SOD entre os grupos (p 0,368), e o grupo NAC não mostrou uma melhora maior nos escores de CT. Nenhum efeito adverso relacionado ao NAC foi observado. A adição de terapia com NAC para pacientes com PAC reduziu o MDA e o TNF-α e aumentou o TAOC. O tratamento com NAC pode ajudar a reduzir os danos oxidativos e inflamatórios em pacientes com pneumonia.


Zhang Q, Ju Y, Ma Y, Wang T. N-acetylcysteine improves oxidative stress and inflammatory response in patients with community acquired pneumonia: A randomized controlled trial. Medicine (Baltimore). 2018 Nov;97(45):e13087.


https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30407312/


97 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page