Um estudo divulgado na revista The Lancet Child & Adolescent Health, realizado online, revelou que os quatro principais hidratantes utilizados no tratamento do eczema em crianças apresentam eficácias similares.
Conduzido por Matthew J. Ridd, Ph.D., da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e sua equipe, a pesquisa avaliou a eficácia e segurança de quatro tipos diferentes de emolientes. Foram incluídas no estudo crianças de 6 meses a 12 anos de idade com eczema, que foram aleatoriamente designadas para usar loções (137 crianças), cremes (140 crianças), géis (135 crianças) ou pomadas (138 crianças).
Ao longo de um período de 16 semanas, os especialistas não identificaram variações significativas na severidade do eczema infantil entre os diferentes tipos de emolientes. Esta constatação se manteve consistente mesmo após várias análises, incluindo de imputação, sensibilidade e subgrupos.
Além disso, a taxa de eventos adversos foi similar entre os grupos (36% para loções, 39% para cremes, 40% para géis e 35% para pomadas), embora a incidência de ardência tenha sido menor em quem usou pomadas (9%), em comparação com os que usaram loções (20%), cremes (17%) e géis (19%).
Ridd destacou a importância do estudo: “Há muito tempo esperava-se por uma pesquisa como esta. Os fabricantes não têm mostrado interesse em fazer comparações diretas entre os diferentes tipos de hidratantes como fizemos aqui. Nossos resultados questionam as práticas comuns sobre a frequência de aplicação dos hidratantes para o eczema infantil, quais tipos são menos propensos a causar irritação e quais pacientes podem se beneficiar mais de determinados produtos.”