Fundamento: Estudos anteriores demonstraram que mães adolescentes apresentam maior risco de não amamentar ou de interrupção precoce dessa prática. Considerando a escassez de estudos investigando os fatores determinantes da amamentação em mães adolescentes, e a ausência de estudos explorando os fatores determinantes da manutenção do aleitamento materno por diferentes períodos em uma mesma população de mães adolescentes, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores associados com manutenção da amamentação por pelo menos 6, 12 e 24 meses em mães adolescentes.
Métodos: Análise dos dados de um ensaio clínico randomizado com mães adolescentes recrutadas em um hospital universitário no sul do Brasil. Os participantes foram acompanhados durante o primeiro ano de vida de seus bebês e reavaliados em 4-7 anos. Fatores associados a qualquer amamentação por pelo menos 6, 12 e 24 meses foram avaliados por meio de regressão de Poisson multivariada.
Resultados: Dados para 228, 237 e 207 mães estavam disponíveis, respectivamente. A manutenção da amamentação por pelo menos 6, 12 e 24 meses foi observada em 68,4, 47,3 e 31,9% da amostra, respectivamente. Apenas um fator foi associado à manutenção da amamentação em todos os desfechos: o lactente que não usava chupeta apresentou maior probabilidade de manutenção da amamentação nos primeiros 2 anos. O apoio da avó materna para amamentar e a duração do aleitamento materno exclusivo estiveram associados à manutenção da amamentação por 6 e 12 meses. Os demais fatores avaliados estiveram associados à manutenção do aleitamento materno em apenas um dos momentos avaliados: 6 meses, cor da pele materna (preta / parda); 12 meses, criança do sexo feminino e apoio à amamentação do parceiro; e 24 meses, maior idade paterna e multiparidade.
Conclusões: Os presentes achados lançam luz sobre barreiras e facilitadores das práticas de amamentação entre mães adolescentes. A fim de contribuir para o desafio de aumentar a duração do AM em mães adolescentes, intervenções que visem potencializar a manutenção do aleitamento materno nessa população devem levar em consideração os determinantes aqui identificados. Além disso, a educação e o apoio sobre amamentação devem ser fornecidos continuamente, pois os fatores que influenciam essas práticas variam com o tempo. Assim, o apoio às mães adolescentes durante as diferentes fases da amamentação precisa ser adaptado para ter um impacto positivo na experiência de amamentar.
Muelbert M, Giugliani ERJ. Factors associated with the maintenance of breastfeeding for 6, 12, and 24 months in adolescent mothers. BMC Public Health. 2018 May 31;18(1):675. doi: 10.1186/s12889-018-5585-4. PMID: 29855364; PMCID: PMC5984453.