Introdução: A eficácia do cetoconazol e do fluconazol na pitiríase versicolor foi comprovada.
Objetivo: Comparar a eficácia e a segurança de duas doses de fluconazol administradas com 1 semana de intervalo, isoladamente ou associado ao xampu de cetoconazol.
Métodos: Nosso estudo incluiu todos os pacientes com pitiríase versicolor atendidos no departamento de dermatologia do Hospital Habib Thameur, Túnis (durante um período de 21 meses). Durante o período considerado, os pacientes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos de estudo: G1 recebendo fluconazol duas doses de 300 mg administradas com 1 semana de intervalo com G2 tomado uma associação de fluconazol (duas doses de 300 mg administradas com 1 semana de intervalo) e xampu de cetoconazol no primeiro dia.
Resultados: Setenta e um pacientes foram incluídos em nosso estudo: 35 no grupo do fluconazol e 36 no grupo do fluconazol associado ao xampu cetoconazol. A média de idade foi de 29,1 anos [16-70 anos]. Quanto à forma clínica, 27% apresentavam lesões maculares, 24% placas e 49% forma mista. As lesões eram hipercrômicas 52%; hipocrômico 15% e eritematoso 6%. Quanto à localização principal, 67% tinham lesões no pescoço; 66% no tronco, 60% nos ombros. No final do estudo, não houve diferença significativa na apresentação clínica e na taxa de melhora da pitiríase versicolor entre fluconazol e associação de fluconazol e xampu de cetoconazol ((p = 0,13 no dia 14, p = 0,57 no dia 28 ep = 0,2 no dia56).
Conclusão: Neste estudo, demonstramos que a taxa de melhora da PV tratada com duas doses de 300 mg de fluconazol com intervalo de uma semana foi semelhante à associação de uma aplicação de xampu de cetoconazol e a mesma dose de fluconazol.
Badri T, Hammami H, Bzioueche N, Zouari B, Mokhtar I. Comparative clinical trial: fluconazole alone or associated with topical ketoconazole in the treatment of pityriasis versicolor. Tunis Med. 2016 Feb;94(2):107-11. PMID: 27532525.