Para psoríase em placas ou gutata, a fototerapia domiciliar não é inferior à fototerapia em consultório para PGA e DLQI
Para psoríase em placas ou gutata, a fototerapia ultravioleta B de banda estreita em casa é tão eficaz quanto a fototerapia em consultório, de acordo com um estudo publicado on-line em 25 de setembro no JAMA Dermatology para coincidir com a reunião anual da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, realizada de 25 a 28 de setembro em Amsterdã.
Joel M. Gelfand, MD, da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, e colegas conduziram um ensaio clínico randomizado de não inferioridade, aberto, de grupos paralelos, envolvendo participantes com 12 anos ou mais com psoríase em placas ou gutata, candidatos à fototerapia em casa e no consultório.
No geral, 393 participantes receberam fototerapia domiciliar e 390 receberam fototerapia em consultório. Noventa e três dos pacientes (11,9%) estavam recebendo tratamento sistêmico. Os pesquisadores descobriram que a Avaliação Global do Médico (PGA) média era de 2,7 e o Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI) era de 12,2 no início do estudo.
Na semana 12, 32,8 e 25,6 por cento, respectivamente, daqueles que receberam fototerapia domiciliar e fototerapia em consultório alcançaram pele limpa/quase limpa, e 52,4 e 33,6 por cento, respectivamente, alcançaram um DLQI de 5 ou menos.
Na população geral e em todos os fototipos de pele, a fototerapia domiciliar não foi inferior à fototerapia em consultório para PGA e DLQI. Em comparação com a fototerapia em consultório, a fototerapia domiciliar foi associada a uma melhor adesão ao tratamento (51,4 versus 15,9 por cento dos pacientes), menor carga de custos indiretos para os pacientes e mais episódios de eritema persistente (5,9 versus 1,2 por cento dos tratamentos).
"Esforços devem ser feitos para tornar essas opções de tratamento seguras, eficazes e relativamente baratas mais disponíveis aos pacientes na era moderna da terapêutica da psoríase", escrevem os autores.
Vários autores revelaram vínculos com a indústria farmacêutica.