Objetivo da revisão: Dado o recente aumento no perfil e uso de inibidores da Janus quinase (JAKinibs) em pacientes adultos com doenças reumáticas, nosso objetivo foi revisar as evidências atuais acumuladas para uso em pacientes reumatológicos pediátricos.
Descobertas recentes: Avanços significativos foram feitos no manejo das doenças reumáticas nas últimas duas décadas. A introdução de agentes biológicos em adultos e crianças proporcionou melhorias significativas nos resultados dos pacientes e levou a uma melhor qualidade de vida. Além disso, as respostas a agentes semelhantes aludem a vias efetoras comuns operando especialmente na sinovite juvenil e adulta. No entanto, a ineficácia e a intolerância desses agentes levam a um subconjunto de crianças com opções de tratamento limitadas. Desde 2012, os inibidores da Janus quinase (JAK) (JAKinibs), um novo grupo de inibidores orais de pequenas moléculas, têm demonstrado sua eficácia em várias formas de artrite inflamatória em adultos, como a artrite reumatoide (AR) e a artrite psoriática (PsA). Há esperanças de que esses sucessos sejam transferíveis para a população pediátrica.
Palavras-chave: Baricitinibe; Interferonopatia; Inibidor de JAK; JIA; Tofacitinibe
Kerrigan SA, McInnes IB. JAK Inhibitors in Rheumatology: Implications for Paediatric Syndromes? Curr Rheumatol Rep. 2018 Nov 8;20(12):83.