top of page

Conhecimento compartilhado sobre insuficiência cardíaca e resultados de autocuidado



Contexto: O conhecimento do paciente sobre a insuficiência cardíaca (IC) contribui para o autocuidado com IC bem-sucedido, mas menos se sabe sobre o conhecimento compartilhado entre paciente e cuidador.


Objetivos: O objetivo desta análise foi: 1) identificar configurações de conhecimento compartilhado sobre IC nas díades paciente-cuidador; 2) caracterizar díades dentro de cada configuração comparando fatores sociodemográficos, características de IC e fatores psicossociais; e 3) quantificar a relação entre as configurações e a adesão ao autocuidado do paciente para o gerenciamento de sódio dietético e medicamentos para IC.


Métodos: Esta foi uma análise secundária de dados transversais (N = 114 díades, 53% conjugal). O conhecimento da IC do paciente e do cuidador foi medido com o Atlanta Heart Failure Knowledge Test. A ingestão de sódio na dieta do paciente foi medida por registro alimentar de 3 dias e sódio na urina de 24 horas. A adesão à medicação foi medida pelos limites do Sistema de Monitoramento de Eventos de Medicação. A qualidade de vida relacionada à IC do paciente foi medida pelo Minnesota Heart Failure Questionnaire; A qualidade de vida relacionada à saúde do cuidador foi medida pelo Short Form-12 Physical Component Summary. A depressão do paciente e do cuidador foi medida com o Inventário de Depressão de Beck-II. As percepções do paciente e do cuidador sobre o apoio à autonomia fornecido pelo cuidador para ter sucesso no autocuidado com insuficiência cardíaca foram medidas pelo Family Care Climate Questionnaire. A modelagem multinível e de classe latente foi usada para identificar configurações de conhecimento diádico. Os testes t e qui-quadrado foram usados ​​para caracterizar diferenças nas características sociodemográficas, clínicas e psicossociais por configuração. A regressão logística / linear foi usada para quantificar as relações entre as configurações e o sódio na dieta do paciente e a adesão à medicação.


Resultados: Duas configurações de conhecimento diádico foram identificadas: "Conhecidos Juntos" (maior conhecimento da díade, menos incongruência; N = 85, 75%) e "Lacuna de Conhecimento" (menor conhecimento da díade, maior incongruência; N = 29, 25%). As díades eram mais propensas a estar no grupo "Conhecidos juntos" se fossem brancas e com maior escolaridade, se o paciente tivesse uma fração de ejeção mais alta, menos sintomas depressivos e melhor suporte de autonomia e se o cuidador tivesse melhor qualidade de vida. Em comparações não ajustadas, os pacientes do grupo "Lacuna de conhecimento" apresentaram menor probabilidade de aderir à medicação e dieta para IC. Em modelos ajustados, a significância foi mantida apenas para o sódio da dieta. Conclusões: As díades com maior conhecimento compartilhado sobre IC são provavelmente mais bem-sucedidas com determinados comportamentos de adesão ao autocuidado.


Bidwell JT, Higgins MK, Reilly CM, Clark PC, Dunbar SB. Shared heart failure knowledge and self-care outcomes in patient-caregiver dyads. Heart Lung. 2018 Jan-Feb;47(1):32-39. doi: 10.1016/j.hrtlng.2017.11.001. Epub 2017 Nov 15. PMID: 29153759; PMCID: PMC5722704.


6 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page