OBJETIVO: Descrever o desenvolvimento e a progressão da neuropatia e achados relacionados entre os pacientes com diabetes tipo 1 que participaram do estudo Diabetes Control and Complplications Trial / Epidemiology of Diabetes Interventions and Complications (DCCT / EDIC).
PROJETO DE PESQUISA E MÉTODOS: O desfecho principal da neuropatia periférica diabética (DPN) foi avaliado usando sintomas clínicos, sinais e resultados do estudo de condução nervosa durante o DCCT e repetido no ano EDIC 13/14. A neuropatia autonômica cardiovascular (CAN) foi avaliada pela resposta RR à respiração estimulada, razão de Valsalva e resposta da pressão arterial ao ficar em pé durante o DCCT e nos anos EDIC 13/14 e 16/17. Além disso, os sintomas que refletem a dor neuropática e a função autonômica (incluindo percepção da hipoglicemia) foram coletados anualmente no EDIC usando questionários padronizados; a neuropatia periférica também foi avaliada anualmente usando o Michigan Neuropathy Screening Instrument. Avaliações da função geniturinária foram coletadas no ano 10 de EDIC.
RESULTADOS: A terapia intensiva durante o DCCT reduziu significativamente o risco de DPN e CAN no encerramento do DCCT (64% e 45%, respectivamente, P <0,01). A prevalência e a incidência de DPN e CAN permaneceram significativamente mais baixas no grupo de terapia intensiva DCCT em comparação com o grupo de terapia convencional DCCT até EDIC ano 13/14.
CONCLUSÕES: Os efeitos persistentes da terapia intensiva anterior nas medidas de neuropatia durante 14 anos de EDIC refletem amplamente aqueles observados para outras complicações do diabetes. O DCCT / EDIC fornece informações importantes sobre a influência do controle glicêmico e o curso clínico da neuropatia diabética e, mais importante, sobre como prevenir a neuropatia no diabetes tipo 1.
Martin CL, Albers JW, Pop-Busui R; DCCT/EDIC Research Group. Neuropathy and related findings in the diabetes control and complications trial/epidemiology of diabetes interventions and complications study. Diabetes Care. 2014;37(1):31-8. doi: 10.2337/dc13-2114. PMID: 24356595; PMCID: PMC3868000.