Resumo: Apesar dos esforços concentrados nas últimas 2 décadas no desenvolvimento de novos diagnósticos, medicamentos e vacinas com pipelines em expansão, a tuberculose continua sendo uma emergência global. Várias novas tecnologias de diagnóstico mostram a promessa de melhores testes rápidos em pontos de atendimento para tuberculose, incluindo testes de amplificação baseados em ácido nucléico, imagens e análise de respiração de compostos orgânicos voláteis.
Os avanços em medicamentos novos e reaproveitados para uso na tuberculose multirresistente (MDR) ou extensivamente resistente (XDR) concentraram-se no desenvolvimento de vários novos regimes de medicamentos e sua avaliação em ensaios clínicos e agora influenciam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Desde o fracasso da vacina MVA85A há 2 anos, não houve novos candidatos à vacina contra tuberculose entrando em testes clínicos.
O status quo atual da longa duração do tratamento e dos maus resultados do tratamento associados à tuberculose MDR / XDR e à comorbidade da tuberculose com o vírus da imunodeficiência humana e doenças não transmissíveis é inaceitável. Novas inovações e compromisso político e de financiadores para um diagnóstico rápido e rápido, encurtando a duração da terapia, melhorando os resultados do tratamento e prevenção são necessários com urgência.
Meintjes G, Stek C, Blumenthal L, Thienemann F, Schutz C, Buyze J, Ravinetto R, van Loen H, Nair A, Jackson A, Colebunders R, Maartens G, Wilkinson RJ, Lynen L; PredART Trial Team. Prednisone for the Prevention of Paradoxical Tuberculosis-Associated IRIS. N Engl J Med. 2018 Nov 15;379(20):1915-1925. doi: 10.1056/NEJMoa1800762. PMID: 30428290.