Objetivo: Pacientes com convulsões dissociativas (não epilépticas) normalmente recebem seu diagnóstico de neurologistas, mas são frequentemente encaminhados a psiquiatras, os quais podem relutar em ir ver. Nosso objetivo foi avaliar quais fatores estiveram associados ao primeiro atendimento em serviços psiquiátricos.
Métodos: Um estudo de coorte de 698 participantes envolvidos na fase de pré-randomização do estudo CODES, um estudo randomizado controlado que avalia o benefício da terapia cognitivo-comportamental para crises dissociativas quando adicionada ao atendimento médico padronizado (incluindo psiquiátrico). Os pacientes diagnosticados por neurologistas de 27 centros do Reino Unido forneceram informações demográficas e uma medida de confiança no diagnóstico. Neurologistas descreveram o tipo predominante de convulsão e comorbidade com epilepsia. Analisamos fatores hipotéticos (idade jovem, homem, residente em áreas de maior privação, baixa crença no diagnóstico) e fatores exploratórios para sua associação com o primeiro atendimento com o psiquiatra cerca de 3 meses depois.
Resultados: 568/698 (81,4%) participantes compareceram a uma consulta de psiquiatria. Nenhum dos seguintes foi associado à frequência: localização, idade, sexo, pontuação de privação, status de relacionamento, etnia, nível de educação, status de emprego, recebimento de benefícios por invalidez, duração, diagnóstico prévio de epilepsia ou problemas de saúde mental e grau de confiança em o diagnóstico. A única variável que diferia entre os grupos era ter cuidador (21,5% não compareceu vs 38,6% compareceu).
Conclusão: O primeiro comparecimento a uma consulta de psiquiatria após um neurologista ter dado um diagnóstico de convulsões dissociativas não foi associado a quaisquer preditores hipotéticos, incluindo a confiança do paciente no diagnóstico. Os neurologistas devem deixar de lado quaisquer expectativas sobre essas variáveis ao consultar e antecipar o atendimento com um psiquiatra.
Stone J, Callaghan H, Robinson EJ, Carson A, Reuber M, Chalder T, Perdue I, Goldstein LH. Predicting first attendance at psychiatry appointments in patients with dissociative seizures. Seizure. 2020 Jan;74:93-98. doi: 10.1016/j.seizure.2019.11.014. Epub 2019 Nov 28. PMID: 31869756.