Introdução: O benefício da revascularização da artéria coronária antes da cirurgia vascular eletiva de grande porte não é claro.
Métodos: Foram randomizados pacientes com risco aumentado de complicações cardíacas perioperatórias e doença arterial coronariana clinicamente significativa para serem submetidos a revascularização ou sem revascularização antes de cirurgia vascular eletiva de grande porte. O desfecho primário foi a mortalidade em longo prazo.
Resultados: De 5.859 pacientes programados para operações vasculares em 18 centros médicos Veterans Affairs, 510 (9 por cento) eram elegíveis para o estudo e foram aleatoriamente designados para revascularização da artéria coronária antes da cirurgia ou nenhuma revascularização antes da cirurgia. As indicações para uma operação vascular foram um aneurisma da aorta abdominal em expansão (33 por cento) ou doença arterial oclusiva das pernas (67 por cento). Entre os pacientes designados para revascularização da artéria coronária pré-operatória, a intervenção coronária percutânea foi realizada em 59 por cento e a cirurgia de revascularização foi realizada em 41 por cento. O tempo médio desde a randomização até a cirurgia vascular foi de 54 dias no grupo de revascularização e 18 dias no grupo não submetido a revascularização (P <0,001). Aos 2,7 anos após a randomização, a mortalidade no grupo de revascularização foi de 22 por cento e no grupo de não revascularização de 23 por cento (risco relativo, 0,98; intervalo de confiança de 95 por cento, 0,70-1,37; P = 0,92). Dentro de 30 dias após a operação vascular, um infarto do miocárdio pós-operatório, definido por níveis elevados de troponina, ocorreu em 12 por cento do grupo de revascularização e 14 por cento do grupo sem revascularização (P = 0,37).
Conclusões: A revascularização da artéria coronária antes da cirurgia vascular eletiva não altera significativamente o resultado em longo prazo. Com base nesses dados, uma estratégia de revascularização da artéria coronária antes da cirurgia vascular eletiva entre pacientes com sintomas cardíacos estáveis não pode ser recomendada.
McFalls EO, Ward HB, Moritz TE, Goldman S, Krupski WC, Littooy F, Pierpont G, Santilli S, Rapp J, Hattler B, Shunk K, Jaenicke C, Thottapurathu L, Ellis N, Reda DJ, Henderson WG. Coronary-artery revascularization before elective major vascular surgery. N Engl J Med. 2004 Dec 30;351(27):2795-804. doi: 10.1056/NEJMoa041905. PMID: 15625331.