Fatores de risco metabólicos contribuem para o surgimento de diabetes mellitus entre aqueles tratados com pitavastatina ou placebo
Para pessoas com HIV (PWH) com risco baixo a moderado de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD), os fatores de risco metabólicos contribuem para o surgimento de diabetes mellitus (DM) entre aqueles tratados com pitavastatina ou placebo, de acordo com um estudo publicado on-line em 8 de outubro no Annals of Internal Medicine .
Kathleen V. Fitch, do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School em Boston, e colegas examinaram a contribuição de fatores de risco conhecidos de DM para o excesso de risco de DM com uso de pitavastatina entre PWH no estudo Randomized Trial to Prevent Vascular Events in HIV (REPRIEVE). Os participantes incluíram 7.731 PWH com idades entre 40 e 75 anos com risco baixo a moderado de ASCVD, sem DM na entrada do estudo, que foram aleatoriamente designados para pitavastatina 4 mg diariamente ou placebo em uma proporção de 1:1.
Os pesquisadores descobriram que em cada grupo de tratamento, os participantes com pelo menos três fatores de risco de DM versus nenhum fator de risco tiveram um risco aumentado de DM (taxa de incidência, 3,24 versus 0,34 por 100 pessoas-ano no grupo pitavastatina e 2,66 versus 0,27 por 100 pessoas-ano no grupo placebo). A maior incidência de DM foi observada no sul da Ásia. Alto índice de massa corporal, pré-diabetes e componentes da síndrome metabólica foram fortemente associados ao DM de início recente em análises ajustadas.
"Juntos, esses dados sugerem a importância de implementar estratégias abrangentes de redução de risco para PWH com fatores de risco para DM, incluindo intervenções alimentares e exercícios", escrevem os autores.