Comparado com outros medicamentos antidiabéticos, o semaglutido está associado a menor risco para pacientes com transtorno de uso de opioides comórbido
Para pacientes com diabetes tipo 2 (DT2) e transtorno do uso de opioides (TUD), a semaglutida está associada a um risco significativamente menor de overdose de opioides em comparação com outros medicamentos antidiabéticos, de acordo com uma carta de pesquisa publicada on-line em 25 de setembro no JAMA Network Open .
William Wang, da Case Western Reserve University School of Medicine em Cleveland, e colegas conduziram um teste de alvo de emulação para comparar a associação de semaglutida versus outros medicamentos antidiabéticos com risco de overdose de opioides entre pacientes com T2D e OUD comórbidos. O estudo incluiu 33.006 pacientes elegíveis: 3.034 prescritos semaglutida e 29.972 prescritos outros medicamentos antidiabéticos.
Os pesquisadores descobriram que durante um ano de acompanhamento, a semaglutida foi associada a um risco significativamente menor de overdose de opioides em comparação com outros medicamentos antidiabéticos, incluindo outros agonistas do receptor de peptídeo 1 semelhante ao glucagon, com taxas de risco variando de 0,32 a 0,58.
Nenhuma diferença entre os grupos foi observada no resultado do controle negativo (encontros médicos para malformações congênitas, deformações e anormalidades cromossômicas).
"A semaglutida foi associada à redução do risco de overdose de opioides em pacientes com DT2 e TDO comórbidos, sugerindo seu potencial valor terapêutico para prevenir overdoses", escrevem os autores.