top of page

Spray aerossol de cloreto de etila para anestesia local antes da punção arterial: ensaio randomizado



Objetivos: Comparar a eficácia de um spray aerossol de cloreto de etila com um spray placebo aplicado no departamento de emergência na pele para reduzir a dor de punção arterial para gasometria.


Material e métodos: Ensaio simples-cego, randomizado e controlado com placebo em um pronto-socorro do Hospital de Basurto em Bilbao, Espanha. Foram incluídos 126 pacientes para os quais a gasometria arterial foi solicitada. Eles foram aleatoriamente designados para receber a aplicação do spray experimental de cloreto de etila (n = 66) ou um spray aerossol de uma solução de álcool em água (n = 60). O spray designado foi aplicado imediatamente antes da punção arterial. A principal variável de resultado foi a intensidade da dor relatada em uma escala de avaliação numérica de 11 pontos.


Resultados: O nível médio de dor (intervalo interquartil) foi 2 (1-5) no braço experimental e 2 (1-4,5) no braço placebo (P = 0,72). Conclusão: A aplicação tópica de um spray de cloreto de etila não reduziu a dor causada pela punção arterial.


Ballesteros-Peña S, Fernández-Aedo I, Vallejo-De la Hoz G; en representación del Grupo de Trabajo DIASURE. Eficacia del cloruro de etilo en aerosol como anestésico local previo a la punción arterial: ensayo clínico aleatorizado controlado con placebo [Ethyl chloride aerosol spray for local anesthesia before arterial puncture: randomized placebo-controlled trial]. Emergencias. 2017 Jun;29(3):161-166. Spanish. PMID: 28825235.


53 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page