top of page

Teste controlado randomizado de meditação mindfulness para transtorno de ansiedade generalizada



Objetivo: A meditação mindfulness encontrou um interesse crescente como estratégia terapêutica para transtornos de ansiedade, mas estudos anteriores foram limitados por questões metodológicas, incluindo a falta de um grupo de comparação ativo. Este é o primeiro estudo randomizado e controlado que compara o programa Manualizado de redução do estresse com base na atenção plena (MBSR) com um controle ativo para transtorno de ansiedade generalizada (GAD), um transtorno caracterizado por preocupação crônica e sintomas de hiperexcitação fisiológica.


Método: Noventa e três indivíduos com GAD diagnosticado pelo DSM-IV foram aleatoriamente designados para uma intervenção em grupo de 8 semanas com MBSR ou para um controle de atenção, Stress Management Education (SME), entre 2009 e 2011. Os sintomas de ansiedade foram medidos com o Hamilton Escala de Avaliação de Ansiedade (HAMA; medida de desfecho primário), as escalas Clínica Global Impressões-Gravidade da Doença e -Improvement (CGI-S e CGI-I), e o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). A reatividade ao estresse foi avaliada comparando a ansiedade e a angústia durante o pré-tratamento e a administração pós-tratamento do Trier Social Stress Test (TSST).


Resultados: Uma análise de intenção de tratar modificada incluindo participantes que completaram pelo menos 1 sessão de MBSR (n = 48) ou SME (n = 41) mostrou que ambas as intervenções levaram a reduções significativas (P <0,0001) nas pontuações de HAMA em endpoint, mas não diferiu significativamente. MBSR, no entanto, foi associado a uma redução significativamente maior na ansiedade medida pelo CGI-S, o CGI-I e o BAI (todos os valores de P <0,05). MBSR também foi associado a maiores reduções do que SME em avaliações de ansiedade e angústia em resposta ao desafio de estresse TSST (P <0,05) e um maior aumento em auto-afirmações positivas (P = 0,004).


Conclusões: Esses resultados sugerem que o MBSR pode ter um efeito benéfico sobre os sintomas de ansiedade no TAG e também pode melhorar a reatividade ao estresse e o enfrentamento, conforme medido em um desafio de estresse em laboratório.


Hoge EA, Bui E, Marques L, Metcalf CA, Morris LK, Robinaugh DJ, Worthington JJ, Pollack MH, Simon NM. Randomized controlled trial of mindfulness meditation for generalized anxiety disorder: effects on anxiety and stress reactivity. J Clin Psychiatry. 2013 Aug;74(8):786-92. doi: 10.4088/JCP.12m08083. PMID: 23541163; PMCID: PMC3772979.


19 visualizações0 comentário
Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page