top of page

Treinamento de meditação mindfulness vs respostas biológicas ao estresse agudo no TAG




As intervenções baseadas na atenção plena aumentaram em popularidade na psiquiatria, mas o impacto desses tratamentos em biomarcadores relevantes para o transtorno aumentaria muito a eficácia e as evidências mecanísticas.


Se o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) for tratado com sucesso, os biomarcadores relevantes devem mudar, apoiando o impacto do tratamento e sugerindo maior resiliência ao estresse. Setenta adultos com TAG foram randomizados para receber Redução de Stress Baseada em Mindfulness (MBSR) ou uma aula de controle de atenção; antes e depois, foram submetidos ao Trier Social Stress Test (TSST).


As concentrações de área sob a curva (AUC) foram calculadas para o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e citocinas pró-inflamatórias. Os participantes MBSR tiveram uma redução significativamente maior na AUC do ACTH em comparação com os participantes de controle. Similarmente, o grupo MBSR apresentou maior redução nas concentrações de AUC das citocinas inflamatórias. Encontramos maiores reduções nos marcadores de estresse para pacientes com GAD na classe MBSR em comparação com o controle; isso fornece a primeira evidência hormonal e imunológica combinada de que MBSR pode aumentar a resiliência ao estresse.


Hoge EA, Bui E, Palitz SA, Schwarz NR, Owens ME, Johnston JM, Pollack MH, Simon NM. The effect of mindfulness meditation training on biological acute stress responses in generalized anxiety disorder. Psychiatry Res. 2018 Apr;262:328-332. doi: 10.1016/j.psychres.2017.01.006. Epub 2017 Jan 26. PMID: 28131433; PMCID: PMC5526744.



Banner-Sidebar-Residencia-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Revalida-402x1024.jpg
Banner-Sidebar-Atualizacao-402x1024.jpg
MedFlix Zaza.png
bottom of page