top of page

Uso de GLP-1 RA associado a conteúdo gástrico retido durante endoscopias

17,4 por cento no grupo GLP-1 AR submetido a esofagogastroduodenoscopias apresentaram retenção alimentar versus nenhum no grupo controle


médico fazendo endoscopia

O uso de agonistas do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1 RAs) está associado ao risco de retenção de conteúdo gástrico e preparação intestinal inadequada durante procedimentos endoscópicos, de acordo com uma carta de pesquisa publicada on-line em 1º de outubro no JAMA Network Open .


Jason Nasser, MD, do Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, e colegas examinaram as potenciais associações entre o uso de GLP-1 RA e os riscos de retenção gástrica de alimentos e aspiração periprocedimental durante esofagogastroduodenoscopias (EGDs), quando a EGD foi combinada com colonoscopia, e na colonoscopia sozinha em um estudo transversal retrospectivo de centro único. Indivíduos tomando GLP-1 RAs no momento da endoscopia foram pareados por idade, subgrupo de índice de massa corporal, sexo e procedimento com indivíduos em um grupo de controle (70 e 139 indivíduos, respectivamente).


No geral, 33% da coorte foi submetida a EGD, 33% foi submetida a colonoscopia e 34% foi submetida a ambas. Os pesquisadores descobriram que quatro de 23 indivíduos (17,4%) no grupo GLP-1 RA submetido apenas a EGD e nenhum de 46 no grupo controle tiveram retenção alimentar (razão de chances, 21,5). Em EGD-colonoscopias combinadas, não houve retenção alimentar observada. A preparação intestinal inadequada foi mais comum no grupo GLP-1 RA do que no grupo controle entre indivíduos submetidos a colonoscopia ou EGD-colonoscopias combinadas (21,3 versus 6,5%; razão de chances, 3,9). Não houve eventos de aspiração, dificuldade respiratória ou visitas de pneumonia por aspiração.


"Ao contrário de relatórios anteriores, nosso estudo identificou uma associação clara entre o uso de GLP-1 RA e o preparo intestinal insatisfatório, o que acarreta riscos significativos de lesões não detectadas, insatisfação do paciente e cancelamento do procedimento, com desperdício de recursos", escrevem os autores.




logotipo do site medicinal atual

MedicinAtual é o mais completo portal de conteúdos exclusivos para atualização nas especialidades médicas, artigos e pesquisas científicas, notícias, informações em saúde e Medicina.  O MedicinAtual disponibiliza ferramentas médicas que facilitam a rotina do médico ou do estudante de Medicina. O MedicinAtual reune ainda os portais PneumoAtual, AlergiaAtual e UrologiaAtual.

  • Instagram
  • Facebook

Todos os Direitos Reservados - 2025

NEWSLETTER

Cadastre abaixo e receba  as últimas atualizações de conteúdo do nosso portal médico.

Obrigado (a) por se cadastrar!

bottom of page